sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Animações 2D- Parte dois A

Tupi Magia 2D
(Tupi 2D Magic)- Ferramentas básicas

Vá para o site oficial com download grátis e tudo aqui.


Esse Software é mais complexo do que o Scratch 2, por isso vou postar com duas partes, mas ainda é fácil de usar. No programa é utilizada a animação frame by frame, na qual se desenha quadro por quadro objetos, animais e pessoas se movendo. Apesar de serem grátis, os programas mostrados nesses posts de animação 2D, se bem utilizados, podem alcançar resultados iguais ou até melhores do que com os programas pagos.

A barra destacada à esquerda é a que você escolhe sua ferramenta. Por exemplo pincel, lápis, cursor do mouse, etc.

Fonte das fotos: o mundo das animações print screen.

A barra à direita destacada na imagem abaixo é onde se localizam os frames. Como você pode observar, Também está escrito "Camada 1" acima, ao lado do quadrado verde. Sim você pode fazer uma pessoa em uma camada e depois colocar o background em outra camada. A coisa mais no alto do destaque em laranja é a cena, onde ficam as cenas e frames. A sua animação pode ter quantos frames você quiser. 


É possível adicionar cenas, frames, camadas, bloqueá-los, movê-los e até removê-los. no bloco destacado abaixo.


Nesse programa também é possível fazer desenhos com as curvas de Bézier, criadas por Pierre Bézier nos anos 60 para fazer o contorno suave dos carros, mas é utilizada hoje inclusive nas animações. Vou falar mais sobre isso em outra postagem.


Então essa foi a primeira postagem sobre Tupi. Sigam o blog para saber mais. :-) tchau.
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